Existem várias formas de economizar energia elétrica para baixar a conta no fim do mês, todas as formas de economia de energia são fáceis e simples mas precisam ser feitas diariamente para que o resultado realmente seja notado. O consumo de energia elétrica no Brasil sempre está crescendo e isso exigirá muitos outros gastos com infraestrutura ou pode até mesmo implicar em apagões, então se cada pessoa economizar no consumo de energia estará ajudado a diminuir o risco de apagão e também estará se beneficiando financeiramente além de ajudar a preservar o meio ambiente.

Como-Economizar-Energia

Como Economizar Energia

É preciso que aprenda a se reeducar criando alguns hábitos simples e para te ajudar a entender quais esses hábitos e como eles podem contribuir para a economia da energia elétrica daremos algumas dicas que podem trazer bons resultados, veja abaixo.

Economizando Com o Computador

Esse aparelho tão usado para trabalhar ou para diversão pode consumir uma boa quantidade de energia, seu consumo chega a até 45 KWh ao mês se for utilizado por pelo menos 6 horas por dia e se for um aparelho de 250 W de potência. Como o monitor é o maior responsável por esse consumo você poderá economizar adquirindo um monitor de cristal líquido, assim ganhará uma economia de até 40% do total de consumo gerado pelo computador.

Economizando Com o Chuveiro Elétrico

Este é o grande responsável por boa parte do consumo de energia de sua casa, pois um chuveiro com a potência de 4.500 W utilizado durante 30 horas ao mês poderá ter um gasto de 135 KWh. Para economizar poderá realizar banhos mais curtos onde também economizará água ou poderá optar pelo sistema de aquecimento solar, poderá encontrar manuais de como fazer um sistema de aquecimento de água utilizando materiais baratos em sites de alguma ONG ou pela internet.

Economizando Com o Ferro Elétrico

O ferro de passar roupas pode consumir 15 KWh, então para economizar é melhor optar em passar um número maior de roupa de uma só pois cada vez que o ferro esquentar consumirá energia desnecessária. Passe as peças mais leves como as peças íntimas quando desligar o ferro, assim terá pelo menos 10 minutos para passar todas essas peças sem precisar utilizar energia.

Economizando Com as Lâmpadas

Uma ótima opção de economia é utilizar lâmpadas fluorescente ou invés da incandescente, assim terá uma economia significativa de até 80% e para se certificar que a lâmpada fluorescente realmente é econômica procure o selo da Procel. O preço é um pouco mais elevado mas a durabilidade é muito satisfatória pois as lâmpadas fluorescentes tem a durabilidade de até 10 vezes mais que a lâmpada comum, o único problema é que essas lâmpadas causam um impacto muito maior ao ambiente se jogadas no lixo inadequado por conter mercúrio metálico.

Economizando Com a Geladeira

A geladeira pode consumir até 30% da energia utilizada no mês e para diminuir os gastos deverá deixar a geladeira desencostada de qualquer coisa e em um local fresco sem contato com os raios solares, não seque nenhum tipo de roupa ou pano de prato na parte de trás da geladeira, é preciso que descongele e limpe a geladeira com frequência, mantenha a borracha da porta sempre em bom estado para que a porta feche totalmente, não coloque alimentos muito quente e procure abrir a geladeira poucas vezes retirando todos os alimentos necessários de uma só vez.

Economizando de Outras Formas

Outras dicas é evitar deixar o televisor ligado sem necessidade e lavar o máximo de peças de roupas de uma só vez na máquina de lavar, também poderá economizar utilizando o ar condicionado com portas e janelas fechadas e apenas utilize a torneira elétrica se realmente houver necessidade. Desta forma economizará uma quantidade considerável de energia consumida e também receberá uma conta mais barata no fim de cada mês.