Nesses anos em que estamos nos importando mais com o aquecimento global também estamos mais conscientes sobre a poluição gerada pelas usinas termoelétricas e o impacto gerado na construção das usinas hidroelétricas. Por todo esse prejuízo causado no meio ambiente vários países como o Japão, Estados Unidos, Alemanha, Turquia, Índia e a Austrália estão incentivando o uso da energia solar para gerar energia elétrica, mas no Brasil ainda é muito raro ver o uso de energia solar. Abaixo iremos citar as vantagens e as desvantagens do uso de equipamentos solares para que conheça um pouco mais sobre o assunto.

Energia-Solar-Vantagens-e-Desvantagens

Energia Solar: Vantagens e Desvantagens

As Vantagens:

– Uma fonte de energia limpa que não polui o meio ambiente.

– É uma fonte de energia renovável e abundante.

– Uma grande vantagem é que pode ser instalado em residências, prédios de apartamentos ajudando a baixar em até 50% o custo da energia elétrica.

– Muito fácil de instalar e é muito vantajoso para lugares em que é muito difícil a instalação de torres de energia.

– A  manutenção do equipamento utilizado tem um custo baixo.

– Em países tropicais como o Brasil o sol é constante e gera energia de graça por 365 dias no ano.

As Desvantagens:

– A noite não produz energia e esta sujeita a menor produção de energia limpa de acordo condição meteorológica, nos dias nublados ou chuvosos a captação energia é menor.

– No Brasil a compra do equipamento tem alto custo e a maioria da população não tem poder aquisitivo para realizar a instalação em sua casa.

– Os painéis solares tem baixo rendimento.

– O armazenamento da energia não é tão eficiente como na hidroelétrica ou termoelétrica.

Mesmo sendo algo necessário para preservação do planeta apenas 1% da energia gerada no mundo vem dos equipamentos de energia solar, mas apesar de algumas desvantagens a energia solar pode ser muito interessante, pois pode proporcionar grande economia nos gastos mensais e mantém a consciência limpa de quem se preocupa com o meio ambiente.