É preciso ficar atento às dores de ouvido e saber quais são os tratamentos certos para evitar complicações futuras. Essas dores podem ser causadas pela otite. Existem dois tipos de otite, a média e a otite externa. As duas condições de otite são inflamações no ouvido que normalmente ocorrem na infância. A inflamação pode estar localizada na pele do conduto auditivo, ou seja, na orelha externa recebendo o nome de otite externa ou a inflamação pode estar localizada na orelha ou ouvido médio recebendo o nome de otite média.

Otite-O-Que-é-Sinais-Sintomas-Diagnóstico-e-Tratamento

Otite – O Que é, Sinais, Sintomas, Diagnóstico e Tratamento

Quais São as Causas da Otite?

A otite externa pode ser causada pelo excesso de umidade, por objetos que foram inseridos no ouvido ou por algum trauma causado pelo uso de cotonetes. A otite média atinge a trompa de Eustáquio que liga a orelha média até uma parte do nariz chamada nasofaringe. A causa da otite média pode ser a passagem de secreções nasais infectadas na tuba auditiva chegando ao ouvido médio, por isso é comum que a inflamação ocorra depois de gripes, infecções na garganta ou respiratórias.

Os Sintomas da Otite Externa

No inicio da infecção pode aparecer coceiras no conduto auditivo externo, um leve escoamento de líquidos pela orelha, muita dor no lobo temporal e no conduto auditivo externo, dificuldade em mastigar e pode ocorrer um inchaço no ouvido. Outros sintomas é febre, tontura e um escoamento com um fluxo maior no ouvido, neste caso é preciso procurar um médico rapidamente.

Os Sintomas da Otite Média

A otite média cauda dores fortes no ouvido, febres que passam os 38ºC com facilidade, surgem a impressão que os ouvidos estão tampados, formação de pus caso o tímpano tenha sido perfurado, dor de cabeça, dificuldades em mastigar causando a falta de apetite, irritação e muito choro (caso aconteça em crianças pequenas). Outros sintomas são os vômitos e diarreias

Diagnóstico e Tratamento

O médico analisa os sintomas, sinais e examina o ouvido com o otoscópio ou o microscópio. Normalmente a otite externa é tratada com pomadas ou medicamentos otológicos em gotas que são aplicados no ouvido externo. No caso da otite média é usado analgésico, antibiótico, anti-inflamatório e em alguns casos é preciso uma punção do pus que está atrás do tímpano. Crianças menores de dois anos podem ser medicadas com antibióticos para prevenir complicações.