Para conseguir uma foto em dias de sol forte é preciso ter algumas habilidades para a foto não saia estragada pelo estouro de luz, é preciso saber controlar a luz e a sombra em uma foto desse tipo e é possível ter uma foto perfeita apenas com algumas artimanhas.

É preciso que se posicione de frente para o sol para que a foto tenha qualidade, então procure pelo sol e esconda-o por trás da pessoa ou objeto que tirará a foto pois se você se posicionar de costas para o sol terá uma foto totalmente escura ou as pessoas poderão sair fazendo caretas, se não esconder o sol no momento de tirar a foto terá uma foto com o flare (estouro de luz) em destaque.

Saiba-Como-Fotografar-Contra-a-Luz-do-Sol

Saiba Como Fotografar Contra a Luz do Sol

Em alguns caso o flare pode fazer parte da fotografia dando um charme a mais como nas fotos que precisam de um clima mais românticos ou em fotos de modelos dependendo da proposta da fotografia mas se precisar evitar o sol em fotos profissionais de modelos poderá usar o para-sol, essas bolinhas coloridas formadas pelo flare podem ser muito bem vindas em apenas alguns casos.

Nas fotos do dia a dia poderá mudar o ângulo escondendo o sol ou usar algum material comum para evitar o flare como uma folha de cartolina, se realmente quiser uma foto de qualidade evite que o sol esteja em contato direto com a lente da câmera ou nos ‘cantos’ da fotografia.

Em alguns casos poderá usar um rebatedor para usar a claridade do sol ao seu favor e iluminar onde você precisar, também poderá usar o rebatedor com o flash ou com uma lâmpada. A contraluz também pode atrapalhar seu trabalho, então fique atento ao que o ambiente te oferece e procure a melhor posição mas poderá usar essa contra luz para ressaltar alguns pontos caso a luminosidade for  bem controlada.

Poderá usar o flash em alguns casos que tenha o fundo mais claro do que os objetos ou pessoas que estão em alguma sombra como debaixo de uma árvore, desta forma conseguira tirar a escuridão da sombra deixando a claridade do fundo menos evidente. Poderá regular a luminosidade do flash caso a câmera permita para que tudo saia sob controle e regular o ISO mais baixo dando a possibilidade de não usar o flash. Já a sua sombra pode deixar de fazer parte da foto quando dá um zoom ou quando muda sua posição e se quiser cores fortes e marcantes escolha tirar fotos ao pôr do sol.